quarta-feira, 6 de abril de 2011

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Por Enoque Caló

Publicado em 05.04.2011



"Onde está seu irmão Abel?" Caim respondeu: "Não sei. Quem disse que sou a babá dele?".

Há um princípio muito importante para nossas vidas nesta história de assassinato gerada pela inveja do sacrifício do irmão.

Caim era o mais velho, portanto tinha uma responsabilidade sobre seu irmão mais novo.
A criação humana foi gerada por Deus para o relacionamento e prestação de contas.

Perceba que ao cair da tarde Deus visitava Adão e é permitido conceber que nesta visita, neste relacionamento havia uma prestação de contas do ocorrido durante o dia.

Por certo Deus perguntava a respeito da Criação, sobre os nomes que Adão havia dado a tudo e ao domínio que recebera nesta responsabilidade.

Quando estudamos este texto é interessante o quanto Caim queria se desvencilhar da sua responsabilidade como Protetor, como Mentor, como co-responsável por seu irmão Abel.

Esta mesma responsabilidade é percebida, quando o irmão mais velho de José tenta o proteger da ação invejosa dos outros irmãos ao desejarem enterrar os sonhos de José.

Aprendo que as visitas à Adão, ao cair da tarde e o questionamento de Deus à Caim sobre o paradeiro de Abel é a indicação de como devemos viver em prestação de contas.

Óbvio que esta prestação precisa ser simultânea e recíproca, pois existem líderes formatados pelo modelo grego de liderança que se acham somente na obrigação de receberem as informações, não estão predispostos a informar seus liderados, agem como tivessem uma vida livre, como se fossem acima dos outros e não precisassem prestar contas àqueles que estão sobre sua liderança.

No mundo onde somos ensinados desde cedo a ter nosso próximo como concorrente e quando digo isto não é apenas no campo profissional, mas percebemos isto na área profissional, acadêmica, ministerial e até mesmo familiar .

Muitos têm a mesma atitude de Caim onde assassinam seu próximo, eliminam aqueles que são considerados seus inimigos, matam suas histórias com atitudes egoístas e alguns ainda, são tão "corajosos e audaciosos" que são capazes de usar o nome de Deus para justificar sua ação.

Voltando ao questionamento de Deus sobre a prestação de contas de Caim sobre Abel, reforço que precisamos colocar em prática este princípio e não nos aborrecer quando formos questionados sobre o paradeiro de nossos irmãos, sobre a forma que administramos os recursos financeiros, principalmente quando estes pertencem a terceiros, e como exercermos nosso papel de liderança.

Baseado no princípio da semente, podemos afirmar que se semeamos falta de prestação de contas colheremos o fruto da desinformação e não poderemos reclamar.

Muito cuidado, toda predisposição para não prestar contas se resultará em uma vida de mendigo, uma vida de um andarilho, pois se você parar e analisar tais pessoas perceberá que elas querem ser donas do próprio nariz, não querem prestar contas a ninguém, viver de forma que não precisam de hora para levantar, hora para comer, hora para trabalhar, hora para estudar, hora para se relacionar.

Aprendo que quando em uma destas áreas estamos motivados a não prestar contas é um pequeno sinal que no futuro poderemos nos tornar mendigos em tal área.

Sendo assim quando lhe perguntarem sobre onde está Abel não se esquive e compreenda que ele está sobre sua tutoria.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACCIOSO E INSENSATO

FACCIOSO E INSENSATO        Textos: I Coríntios 1.1-31 INTRODUÇÃO:  A igreja em Corinto era, de todas as igrejas do Novo Testamento...