domingo, 6 de janeiro de 2013

A Itinerância e os Itinerantes!



7 ERROS QUE OS ITINERANTES DEVEM EVITAR

Pr. Jailson Crispin

 1 – TROCAR AGENDAS
A nossa visão quanto à obra de Deus não deve ser capitalista, pois não se trata de negócio, nem tão pouco de leilão, por essa razão, por “menor” que seja a agenda, devemos honrar nossos compromissos.
Todos nós somos “tentados”  a fazer isso, quando somos convidados para “grandes” eventos e já temos um compromisso agendado num local de menor expressão.
Isso aconteceu comigo quando fui convidado a primeira vez para pregar na Espanha.
A irmã que me ligou queria uma data que eu já tinha compromisso, porém não aceitei o convite, o que a obrigou mudar a agenda.
A minha fidelidade aos meus compromissos não impediram de viajar a Europa por duas vezes consecutivas.
Infelizmente alguns companheiros itinerantes têm entrado por esse caminho que além de macular sua imagem diante dos homens, é pecado também diante de Deus conforme Mt 5:37 – “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”.

2 – ENTRAR EM CHOQUE COM OS USOS E COSTUMES
Para os mal informados, a nossa centenária Assembléia de Deus de Norte a Sul no Brasil, ainda mantém usos e costumes que perduram há décadas, pois nossas maiores igrejas são ainda lideradas por pastores pioneiros que trabalharam com os fundadores da AD no Brasil.
Fico preocupado quando vejo nossos(as) itinerantes que almejam alcançar o Brasil com o ministério que Deus o entregou, se portando de forma contrária aos costumes que ainda permanecem nos maiores campos da nossa nação.
Exemplos de costumes não aceitos em muitas regiões do nosso Brasil:

 Homens: Usar barba ou cavanhaque, cabelo estilo Neymar, Camisa baby-look, calça jeans apertada, uso de colares ou pulseiras, uso de tinturas colorida nos cabelos, cabelo comprido e outros.
Homens itinerantes, o nosso uniforme de trabalho em qualquer lugar dessa nação é um bom terno com gravata e sapato social.
Entraremos e sairemos de qualquer parte do Brasil, sem sermos censurados.

Mulheres:  Usar brinco, colares ou jóias, tinturas coloridas no cabelo, calças, maquiagem extravagente, cabelo curto etc.
Para nossas mulheres itinerantes existe também um uniforme cabível em qualquer parte do nosso Brasil que é a saia no comprimento ideal, com blusa de manga, cabelo pelo menos nos ombros, sem nenhuma extravagância.
Se nós queremos portas abertas nessa nação devemos nos portar de forma que onde cheguemos possamos deixar as portas abertas, porque a maioria de nossa liderança ainda preserva esses costumes.
Teologicamente sabemos que usos e costumes mudam, variam com o passar do tempo, porém as doutrinas essas sim, permanecem em todos os tempos, porém o apóstolo Paulo nos aconselha a nos portarmos de forma que não escandalizemos nossos irmãos: 1 Co 8:13 “Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize”.

 3 – DESRESPEITAR O TEMPO ESTIPULADO PARA MINISTRAÇÃO
Temos percebido que às vezes alguns companheiros (as) extrapolam no tempo que lhe é concedido, trazendo transtorno para quem dirige o culto, para o pastor e também para os irmãos que conhecem muito bem a duração de cada trabalho.
O cantor deve sempre tomar ciência de quantos hinos poderá cantar, isso é ético e evita qualquer mal estar nos eventos.
Principalmente o pregador que geralmente tem um tempo maior, precisa saber até onde pode ir.
Infelizmente alguns pregadores se esquecem da ética e do respeito e conduzem uma pregação até meia noite, desrespeitando a todos os presentes.
Estive num grande evento em que o pregador chegou 21:30, teve oportunidade para pregar 22:15 e acabou com toda ministração mais de meia noite.
Ele só recebeu a oportunidade tão tarde assim, porque chegou muito atrasado no evento, e mesmo chegando tão tarde, não se preocupou em resumir a sua fala, trazendo cansaço e fatiga aos presentes.
Paulo ensinou a igreja de Corinto acerca da necessidade da ordem no culto em 1 Co 14.40 – “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem”.

 4 – FAZER EXIGÊNCIAS DE CELEBRIDADES SECULARES
É até normal para todos nós ficarmos sabendo que celebridades nacional e internacional façam exigências exageradas para se apresentarem nos seus shows, como no Rock in Rio 2011, Elton John, conhecido por sua excentricidade, reservou dois quartos no Hotel Copacabana Palace, onde se hospedou.
Um deles foi para seus cães.
O astro não viaja sem os pets de estimação. E também mandou contratar três carros blindados para usar enquanto estivesse na cidade.
Agora imaginemos nós queridos, que fazemos a obra de Deus, cumprimos com o ide de Cristo, entrarmos por esse caminho?
Será se existem itinerantes que fazem exigências parecidas?
No trajeto do aeroporto até o hotel não pode ser em qualquer carro, tem que ser automóvel de luxo blindado.
O hotel não pode faltar nenhuma estrela, tem que ter as cinco.
Só viaja acompanhado (a) do secretário, do empresário, do cachorrinho e do papagaio.
Não come qualquer comida, fazendo os cozinheiros do evento passar vergonha, porque não come qualquer tipo de comida.
O que somos?
Astros ou barro?
Servos ou patrões?
Artistas ou missionários?
O pregador Paulo quando ia cumprir com o seu ministério, se preocupava em não ser pesado a ninguém, mas se contentava em que suas necessidades fossem supridas.
2 Co 11:9 - Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.

 5 – COBRAR CACHÊS EXORBITANTES
Tem cachês que são tão altos que não cabem dentro das igrejas, somente as Prefeituras municipais têm condições de arcar com esses valores.
O site..............publicou a noticia de que um famoso cantor gospel está pedindo de cachê R$ 40 mil por show.
Outro dia soube de um cantor que havia cobrado R$ 10 mil por ministração e que não subiu ao palco, simplesmente pelo fato de que a igreja contratante só tinha levantado 9 mil.
A Bíblia deixa claro que o obreiro é digno do seu salário – 1 Tm 5.18.
Entretanto o amor ao dinheiro pode trazer grandes males àqueles que na verdade, deveriam amar a Deus e a sua obra.

 1 Tm 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

 6 – AUSENTAR-SE DO CÔNJUGE POR MUITO TEMPO
A maioria dos itinerantes em busca de novas portas abertas ficam 30, 60 e até 90 dias ausentes de casa, deixando cônjuges e filhos.
Isso é perigoso e tem levado alguns companheiros a perderem seus casamentos, pois infelizmente o inimigo entra na brecha aberta, trazendo adultério, o que macula o matrimônio, trazendo divórcio, que infelizmente cada vez mais está se tornando “normal” no nosso meio.
A primeira vez que fui convidado para pregar na Europa, queriam que eu ficasse trinta dias, fiquei vinte, na segunda vez fiquei quinze e no próximo ano, pretendo ficar só  uma semana no máximo.
Paulo limita a abstinência sexual do casal somente em casos de jejum e oração, mas isso num prazo bem curto, para que o inimigo não derrube um dos cônjuges por causa da incontinência.

1 Co 7:5 - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
 7 – CHEGAR NO CULTO SÓ NO HORÁRIO DA MINISTRAÇÃO
Celebridades no mundo secular vão a eventos só para se apresentarem, e fazem isso só no horário da apresentação, isso é normal para eles.
Entretanto para nós que somos adoradores, que cultuamos, jamais devemos entrar por esse caminho da participação nos cultos, somente na hora da oportunidade.
Essa atitude demonstra que o itinerante não tem compromisso com Deus, nem com a liturgia, tornando-se apenas um profissional de púlpito que almeja tão somente apresentar seu talento.

Precisamos cantar os hinos devocionais, ofertar, participar da leitura oficial, e principalmente preparar o nosso coração, adorando ao Senhor, para que na nossa oportunidade, possamos transmitir a unção que já foi aguçada durante o culto.
O Apóstolo Paulo falando sobre o culto ao Senhor, destacou que quando nos reunimos na igreja, todos nós devemos manifestar nossa adoração a Jesus, 1 Co 14:26 - Que farei, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um tem salmo, tem ensino, tem revelação, tem língua, tem interpretação; que tudo se faça para edificação.

3 comentários:

  1. Prezado Pr. Daniel, o problema com os itinerantes é o espaço que a Igreja abre para eles. Se os maus itinerantes fossem banidos, a situação ficaria sob controle.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário!

      Meu caro Daladier....Disso não tenho a menor dúvida!

      O que tem de Aimáas por aí é de chorar!

      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Amado e estimado colega assembleiano, Pastor Acioly,

    Peço Venia para agregar algo mais ao item 2, desse rico elenco de orientações aos Intinerantes,


    Está é para os " crentes" sociais e que são amigos do mundo e que aderem A TUDO QUE É COSTUME E MODISMO QUE OS FILHOS DO MAL ADOTAM.

    Sabe aquele estilo de cabelo muito "louco" e "bonito" (pro diabo) que certos jogadores adotaram, que QUASE todos adotaram e muitos "irmão" ( para mim são primos) da PORTA LARGA O FIZERAM TAMBÉM?

    Pois é. Descobri que os índios MOICANOS, da América do Norte, adotaram a prática de cortarem os cabelos assim, em homenagem ao um eSPÍRITO (demônio/guia/caboclo) que os curandeiros/xamã/pagés das tribos INCORPORAVAM quando das batalhas e, vizualizam o espírito com o cabelo naquele estilo, e que o dito espírito DIZIA aos curandeiros QUE SE OS GUERREIROS CORTASSEM OS CABELOS NO MESMO ESTILO RECEBERIAM A FORÇA, O PODER E A AGILIDADE DO espírito/demônio.

    Note: já tive visão do mundo espiritual e realmente existem demônios iquaiszinhos, com cabelos nesse estilo... iqual aquele dos desneho dos TUNDER CATS.

    Note ainda que não se nasce assim
    Note que todo costume e uso adotados pelos servos de Deus não podem contrariar a Palavra.

    E aí, "crente"? Vai ficar usando teu corpo para homenagear um demônio, ou vai deixar como Deus criou, pois você sabe que o corpo do VERDADEIRO SALVO É TEMPLO E MORADA DO ESPÍRITO SANTO e não deve servir para ser ferramenta de propaganda ou costumes que tem origem nos DEMÔNIOS.

    ACORDA !!!

    ESSES JOGADORES NADA TEM A VER COM JESUS.
    ALIÁS, JULGO UMA ALIENAÇÃO DESPERDIÇAR TEMPO BRIGANDO, XINGANDO E PERDENDO TEMPO COM ESSE TAL DE FUTEBOL NOS MOLDES QUE SE ENCONTRA HOJE, ESPECIALMENTE, QUANDO pastores, evangelistas, presbíteros, diácono DEIXAM DE IR EVANGELIZAR PARA FICAR EM EM CASA assistindo jogo de futebol E QUANDO CHEGAM nos templos de alvenaria a primeira pergunta que fazem aos membros é: Quem é do flamengo ou do vasco, como fazem na igreja batistaSATANISTA MONTE HOREBE.

    Disse Deus:"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." (Mateus 21 : 13) E NÃO estádio de futebol - grifo meu)

    DESPERTA CRENTE,

    Cordialmente para AGRADAR A CRISTO E NÃO AOS HOMENS.

    Pastor Nonato

    ResponderExcluir

FACCIOSO E INSENSATO

FACCIOSO E INSENSATO        Textos: I Coríntios 1.1-31 INTRODUÇÃO:  A igreja em Corinto era, de todas as igrejas do Novo Testamento...